top of page

NOSSA HISTÓRIA

Um sonho, uma missão e uma luz...

Um Sonho

 

Homens livres e de bons costumes são eternos sonhadores.

 

Um sonho comum que acalantava um grupo de maçons era a prática dos princípios da maçonaria universal: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

 

Liberdade para praticar a maçonaria em seu sentido LATO, sem qulquer restrição para a livre expressão e ampla participação em todas as atividades inerentes a livre escolha feita, sem qualquer coação, de ser maçom.

 

Igualdade para praticar a maçonaria sem restrições de credo, cor ou posição social. Uma maçonaria participativa onde todos os irmãos respondam pelos caminhos da loja.

 

Fraternidade para estreitar sempre e cada vez mais os laços de amizade que nos unem como verdadeiros irmãos e partilhar com nossos semelhantes sempre que oportunidade houver.

 

Uma luz surgiu. Guiados pelo Grande Arquiteto do Universo um grupo de irmãos resolvem fundar uma lojamaçônica alicerçada nos princípios acima descritos. A luz continua iluminando o caminho desses irmãos e os leva ao encontro de outros que acalantavam os mesmos sonhos.

 

Momento de refletir sobre o que estava acontecendo. Quantas coincidências, quantas alegrias.

 

Fraternidade. Outros se juntam ao grupo para orientar e ajudar nos trabalhos necessários à fundação da loja. Quantos nomes, quanto carinho, quanto estímulo, quanta crença naquilo que pretendíamos fazer. Impossível não acontecer.

 

É primavera, época da reprodução e da beleza. Equinócio de primavera. Ela chega, nasce é fundada, não sei qual termo, mas ela passa a existir.

 

Luzes da Reflexão, ou melhor, Augusta e Respeitável Loja Simbólica Luzes da Reflexão. Quanta emoção, quanta alegria, quanta responsabilidade para transformar a retórica em prática.

 

Os anos se passaram desde aquela manhã de primavera, exatamente 7h47min do dia 23 de setembro de 2003.

 

Oh!!! Grande Arquiteto do Universo, os sonhos se realizam, os sonhos continuam e novos sonhos acontecem.

 

Nas nossas reflexões sob a sua divina luz, fica claro para todos que aqueles princípios continuam cada vez mais vivos e renovados na nossa querida A.'.R.'.L.'.S.'. Luzes da Reflexão.

 

 

Uma Missão

 

Os irmãos fundadores da A.'.R.'.L.'.S.'. Luzes da Reflexão nº 580, definiram como sendo a "MISSÃO" da nova loja que nascia, o desafio na busca de fixação dos seguintes objetivos:

 

1º Trabalhar pelo crescimento da Ordem Maçônica buscando no seio da sociedade, homens livres e de bons costumes, cujos atos e condutas estejam alinhados com nossos princípios;

 

2º Com intransigência, expurgar a falsidade e o erro premeditado e viver com denodo todos os passos da vida;

 

3º privilegiar a participação da família em todas as ações maçônicas, preservando, todavia, as restrições e os preceitos históricos da maçonaria;

 

4º Trabalhar no sentido de promover e auxiliar, com sua plena participação, a execução de projetos e eventos de interesse da Pátria, da família e da ordem, como eventos de estudo, de confreternização, programas de cunho humanitário etc...

 

5º Alavancar um projeto de cooperativismo, visando à proteção dos irmãos, atraves da oferta de trabalho digno, àqueles que, apesar de seu conhecimento e experiência passam por dificuldades financeiras e assim, estreitar mais ainda os laços de fraternidade que nos unem como verdadeiros irmãos.

 

Que o G.'.A.'.D.'.U.'. nos ilumine para que possamos realizar a missão.

FIAT LUX!!! FAÇA-SE A LUZ!!!

A ordem maçônica tem atraído homens de diversos credos, culturas, religiões em todo mundo.

Em sua grande maioria, tais homens se dedicam, de corpo e alma, na busca de algo, que se sabe, nunca poderá ser alcançado:

 

"A VERDADE"

 

A busca dessa verdade, filosófica e cujo sentido real se desvanece no limite da inteligência humana, leva os mesmos homens a se manterem fiéis a princípios imutaveis durante séculos. Princípios estes que os mantém unidos, fraternos, tolerantes e ciosos de dar o máximo de si por uma humanidade melhor, sem que a mão direita venha, a saber, o que a esquerda se faz.

 

Esses homens esquecem todas as diferenças, sejam de posse, de religião, de política partidária ou de cultura e se reconhecem mutuamente como irmãos, e não incomum, descobrem que sofrem das mesmas aflições e peregrinam na busca de parceiros para a senda maçônica sob um ponto de vista específico.

 

 

 

Uma Luz

 

 

 

ET LUX FACTUM EST! E A LUZ FOI FEITA!

 

Aos vinte e três dias do mês de Setembro de 2003, E.'.V.'., exatamente às 7:47h, equinócio da primavera, um grupo de homens, que se reconhecem como verdadeiros irmãos, resolvem fundar a A.'.R.'.L.'.S.'. Luzes da Reflexão nº 580, e nesta data regularizada sob a égide da GLESP - Grande Loja do Estado de São Paulo.

 

A A.'.R.'.L.'.S.'. Luzes da Reflexão nº 580 é o resultado do esforço de maçons que, cônscios da responsabilidade que recai sobre seus ombros e ansiosos para cumprirem suas obrigações, se uniram pela graça do G.'.A.'.D.'.U.'. com o firme propósito de defender os Land marks, a constituição e do regulameto geral da GLESP, e respeitar e fazer cumprir os direitos do próximo, mesmo que para isso tenham que abrir mão de seus próprios direitos.

 

O Estandarte

Insígnia confeccionada em tecido com inscrições, símbolos e cores, o estandarte simbolicamente identifica a filosofia, o objetivo e a finalidade de uma instituição, entidade ou organização.

 

Precederam as atuais bandeiras e no período medieval desempenharam uma importante função nas batalhas campais, cujo objetivo era elevar a moral e o ego dos combatentes.

 

Na maçonaria os Estandartes tem sua origem em tempos remotos, talves ligados às corporações de ofício de pedreiros livres.

 

Exotericamente como parte essencial de uma loja, visa caracterizá-la e personalizá-la entre as demais, identificando-a através de suas inscrições e símbolos.

 

Esotericamente deve espelhar a linguagem do subconciente de seus Obreiros, pois ele é o arquétipo de um modelo cósmico exclusivo a influenciar todos os membros da Oficina.

 

Deve permanecer imutável no transcorrer dos anos, sendo ele uma testemunha perene, silenciosa de tantos acontecimentos e resoluções em loja, e a nós, caberá honrá-lo, prestigiá-lo e defendê-lo.

 

Sua proporção é verificada, desde os edifícios da Grecia antiga até as obras de arte, sobrepondo-se um quadrado dividido em retângulos que se aproximam do retângulo áureo.

 

Essa proporcionalidade é a relação entre quaisquer dois numeros adjacentes da "Escola de Fibonacci". Depois dos três, ela se reprete e é denominada relação de ouro ou seção de ouro, que sempre intrigou os entendidos durante séculos, face sua relação com a estética. Tal relação é de 1: 1,618 e aparece nos pentágonos, nos círculos e, mais precisamente, no retângulo áureo, cujos dois lados estão entre si como números mágicos.

 

Pela cor do estandarte da Luzes da Reflexão representa a Maçonaria Simbólica de São João (Maçonaria Azul) - originado da franco-maçonaria, significando a realeza, a majestade, a justiça, a verdade, a formosura, a serenidade, o céu, o ar, a lealdade, a fortaleza e a caridade.

 

A cor do ouro que contorna todo o estandarte simboliza em heráldica a clemência, a generosidade, o esplendor, o amor, a saúde, a prosperidade, a alegria, o ardor, a força, a riqueza, o poder e a autoridade.

 

Encabeçando o estandarte temos a corda de 81 nós, simbolizada por 16 nós, representando cada um dos fundadores da Luzes da Reflexão. Dezesseis Mestres  (1+6=7) cuja visão, em determinado momento de reflexão em suas vidas maçônicas, convergiu para um determinado ponto no universo, a Luz.

 

Abaixo do dístico de saudação ao senhor dos mundos e, em seguida, o nome com o qual os fundadores batizaram a Loja de número 580 da GLESP, "LUZES DA REFLEXÃO", e o seu Oriente, adornado e protegido por ramos de acácia.

 

Seguindo as proporções do retangulo áureo, em seu centro está o Iod, a letra cabalística e sagrada que significa DEUS ou princípio, inserido no Sol que nasce no Oriente e este por sua vez, está contornado por sete raios vivificantes na forma de sete triangulos, a espargir luz e energia nos obreiros.

 

Por obra da dualidade tão representativa do mosaico, podemos também entender que o Iod esteja inserido em uma estrela de sete pontas que represente a energia mágica do septograma, símbolo da síntese, e do poder místico, sendo sete um número integrador que representa a ordem hierárquica do pensamento místico.

 

Ladeiam o campo do estandarte duas colunas salomônicas, na proporção de um para dois, formando na simetria de suas bases o início do pavimento mosaico que, vendo de fora para dentro, indicam à esquerda, a Coluna do Aprendiz "B", e à direita a coluna do Companheiro "J".

 

A coluna do Aprendiz, de arquitetura Dórica, representa a "Força" que HIRAM, Rei de Tiro, deu aos trabalhos do Templo e sobre ela, três romãs, que representam a união dos Irmãos em torno de um mesmo objetivo. Na base, as ferramentas do grau.

 

A coluna do Companheiro, de arquitetura Coríntia, representa HIRAM-ABIF, pela "Beleza" sem par do seu primoroso trabalho na decoração do templo. Sobre ela o planeta Terra, mostrando a universalidade da nossa ordem e tendo em seu centro o contorno de nosso País. Na base, as ferramentas do grau.

 

Convergindo para a Luz, vemos o pavimento mosaico que, mostrando sua dualidade, sustenta o Delta Sagrado, apontando para a Luz, e que serve como base para o Livro da Lei.

 

Sobre o Livro da Lei, estão apoiados o Esquadro e o Compasso, símbolos maiores da nossa Ordem e dentro dele a letra "G", de GADU, de GNOSE, de GEOMEDRA.

 

Por último, mas não menos importante, está a data de fundação - "23 de Setembro de 2.003", quando às 07:47 horas, no exato momento do equinócio de primavera, os dezesseis irmãos reunidos fundaram esta Loja com o dístico distintivo de "AUGUSTA E RESPEITAVEL LOJA SIMBÓLICA LUZES DA REFLEXÃO".

 

 

LUZES

 

 

"Fiat Lux - e a luz foi feita" O Astro Rei-Coração do sistema solar é a luz que não se apaga, o doador da vida, a bussola natural do andarilho.

 

 

REFLEXÃO

 

A Re-flexão significa, ao mesmo tempo, uma volta do espírito à sua essência mais íntima e um convite à instropecção, com o proposito da auto-avaliação, do auto-conhecimento.

 

Exercitando suas faculdades intelectuais, o Maçom iluminado e aquecido pelo astro-rei, dificilmente se afastará da luz, da virtude e da razão.

 

Então se consubstanciam LUZES DA REFLEXÃO onde, buscando a verdade, jamais se temerá a escuridão.

 

A contribuição destes dezesseis valorozos irmãos fundadores foi fundamental para a elaboração deste estandarte, que leva em seu bojo todo ideal maçônico do nosso grupo, além de um pouco de cada um de nós, homens livres e de bons costumes.

O Timbre da Loja

Assim como o nome LUZES DA REFLEXÃO, o objetivo do timbre é o fácil conhecimento da loja e das pessoas que a compõem, e a ela agregam valor,  junto à comunidade com a qual pretendemos interagir.

 

Quando pensamos no "timbre", decidimos que as informações a serem incluídas seriam:

 

"SOL COM SETE TRIÂNGULOS FORMANDO OS RAIOS E O IOD NO CENTRO" que também pode ser interpretado como:

 

"UMA LUA COM SETE TRIÂNGULOS FORMANDO OS RAIOS VIVIFICANTES E O IOD NO CENTRO".

 

Então, para dar lhe uma boa aparência e provocar a lembrança que é tão necessária à gravação da imagem, tiramos proveito do "visual da imagem central do nosso Estandarte", que neste caso terá a função de transmitir a idéia de nascimento, de dar vida a novas idéias, suporte, estrutura, e luz como auxílio ao desenvolvimento dos projetos.

 

Esta é a concepção de uma imagem, o suficiente para transformar um desenho em um conceito de trabalho, seriedade e uniao, tendo o nome da loja em destaque fora da imagem do Sol (ou da Lua), e as letras em negrito (força e robustez) que significam a confiança no dístico LUZES DA REFLEXÃO e que, perante a comunidade, buscará constantemente a qualidade e a melhoria do ser humano, para assim ser lembrado por todos.

 

O círculo (Sol ou Lua) Acompanhar, ir além das tendências sem esquecer o passado.

O nome saindo do círculo A procura de sempre caminhar, sempre inovar.

As letras em negrito Inspiração de força e confiança.

As marcas d'água Objetivo de estarmos constantemente integrados e unidos.

O Sol (Lua) Conquistar bases sólidas.

Os raios Expandir os horizontes da Loja e da Ordem.

O Iod no centro da figura Foco no nosso principal ícone de respeito (proteção divina).

As cores Inspiração e transpiração, sinônimo de trabalho.

 

bottom of page